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Consumidor deve ficar atento para não cair em golpes

Constantes reclamações que chegam ao Procon de Içara preocupam

Por Redação Içara, SC, 28/08/2019 - 18:38
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O Procon Içara recebe diariamente reclamações que tratam de falsos empréstimos, sobretudo em relação a consumidores hipervulneráveis. Vítimas recebem ligações e mensagens em redes sociais com condições atrativas e sem burocracia e assim acabam muitas vezes caindo nas mãos de golpistas.

A conduta do pagamento antecipado ao empréstimo que é proibida pelo Banco Central, muitas vezes acaba ocorrendo sendo antes de receber o crédito, o consumidor que foi enganado acaba depositando taxas e arcando com prejuízos.

"As instituições financeiras informam, que não realizam operações com valores adiantados. Além disso, independente da condição social e escolaridade, o golpe atinge principalmente aquelas pessoas com dificuldades financeiras e urgência em resolver seu problema", explica a diretora do Procon Içara, Karoline Calegari.

Em redes sociais, por exemplo, muitos golpistas utilizam nome, CNPJ e identidade visual de empresas para atrair as vítimas com mais facilidade. Para não cair no golpe, a diretora do Procon Içara orienta que o consumidor deve sempre duvidar daquelas opções de créditos rápidos e pagamentos de taxas em contas de pessoas físicas. “Também é necessário uma pesquisa sobre a reputação de mercado da empresa e nunca fornecer a desconhecidos os dados pessoais”, completou. 

Nos casos em que o golpe foi aplicado, o consumidor deve procurar a delegacia, portando documentos, número de conta bancária além de todas as informações possíveis acerca do falso empréstimo.

 A orientação do Procon Içara é que, em caso de dúvidas, informações e denúncias, o consumidor deve procurar a instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13hrs às 17hrs, com sede na rua Altamiro Guimarães, 356, centro, ou pelo telefone (48) 3432-5299.

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