A criatividade tomou conta das aulas de Artes do Colégio Satc. As turmas de Turvo e de Criciúma puderam aprender mais sobre o folclore, especialmente o brasileiro e o catarinense. Saci Pererê, curupira, Boi de mamão e outras tantas figuras folclóricas, surgiram nas aulas para encantar os pequenos do ensino fundamental, anos iniciais.
“É muito importante que o aluno conheça e perceba a diversidade cultural do folclore brasileiro, isso proporciona o respeito pelas diferenças culturais, e faz com que ele reconheça as diferentes manifestações folclóricas, que receberam as influências africanas, europeias e indígenas na sua construção”, ponderou a professora de Artes, Sinara Cardoso.
Para ajudar a contar as histórias e trazer lendas do folclore, uma personagem, a Dona Bentinha, foi a convidada especial. Com a participação da professora Zenaide Topanotti, a contação de histórias foi animada. Zê trouxe os personagens do folclore catarinense, contando a história do Boi de mamão inspirada no livro de Rogério Andrade Barbosa.
“O Boi de Mamão, ou a dança do Boi de Mamão, é a brincadeira mais apreciada e, por isso mesmo, é a dança folclórica mais cultivada em Santa Catarina, pelas fotos é notável o quanto a criançada se divertiu com essa aula”, comentou Sinara. O Boi ganhou vida nos desenhos, em colagens e feito com material reciclado pelas crianças. Junto com ele, a Maricota também foi presença cativa.
A atividade apresentou obras de artistas plásticos, como Ivan Cruz que retrata as brincadeiras e brinquedos infantis em suas obras, e também as pinturas dos catarinenses Hassis e Willy Zumblick. Pula-corda, carniça, bolinha de gude, pipa, esconde-esconde e outras tantas brincadeiras voltaram a integrar o dia das crianças, e foram realizadas entre pais e filhos.