O Coronavírus pode gerar uma grande mudança no calendário eleitoral brasileiro. Começa a ganhar força em Brasília, a defesa do cancelamento das eleições deste ano e a transferência do pleito municipal para 2022, quando seriam realizadas as eleições gerais. A informação é do jornalista Marcelo Lula, comentarista da Rádio Som Maior, no SC em Pauta.
Ontem, o deputado federal, Carlos Chiodini (MDB), pediu ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), para pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do deputado Rogério Peninha (MDB), que transfere as eleições para prefeitos e vereadores para 2022.
Na mesma linha, o líder do Podemos na Câmara, o deputado de Rondônia, Léo Moraes, protocolou um outro projeto que adia o pleito deste ano por causa do Coronavírus. Ele também é favorável a integração das eleições em 2022, além disso, em outro projeto Moraes defende que os recursos do Fundo Eleitoral, sejam destinados para o combate ao Coronavírus.
O assunto promete ganhar força, já que deputados de vários estados já se mostraram favoráveis a ideia. O entendimento é de que dependendo do quanto durar a crise do Coronavírus, que não haverá tempo hábil para as campanhas.