Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronavírus: SC com sete casos confirmados

O único dos pacientes que está hospitalizado é o de Braço do Norte, que se encontra na UTI do São Donato, em Içara

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 16/03/2020 - 16:44 Atualizado em 16/03/2020 - 16:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina conta, nesta segunda-feira, 16, com sete casos confirmados de coronavírus. A informação foi reforçada há pouco pelo secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, em entrevista coletiva em Florianópolis. Dos sete confirmados, apenas um está hospitalizado: o homem de 52 anos residente em Braço do Norte e que foi transferido, na noite deste domingo, 15, para a UTI do Hospital São Donato, em Içara. "Os demais seis pacientes estão em isolamento domiciliar, não tem nenhum quadro mais grave a não ser quadro gripal, característico de 85% das pessoas acometidas", explicou. Os demais casos são de Florianópolis (3), Rancho Queimado (1) e Joinville (1).

Conforme o último boletim, há 119 casos suspeitos em Santa Catarina e 44 descartados. Não existe orientação do Governo do Estado em relação a suspensão de aulas. "Importante destacar que todos os municípios têm jurisdição de saúde, os prefeitos têm essa possibilidade de decretar ações em seus territórios. Nós enquanto Estado trabalhamos na mesma perspectiva, não recomendamos ainda qualquer ação restritiva de eventos, nem interrupção de aulas", destacou.

Somente casos externos

O secretário lembrou que Santa Catarina só conta com casos de transmissão externa da doença. "Temos apenas casos de transmissão de pessoas externas, que vieram para Santa Catarina já contaminadas com o vírus. Não temos transmissão dentro das cidades, essa transmissão comunitária nós não temos", frisou. 

Zeferino reforçou algumas das orientações aos catarinenses. "As orientações seguem as mesmas, que os idosos evitem estar em exposição, quem tem sintomas gripais que fiquem reclusos, as pessoas oriundas de locais com transmissão comunitária, no caso do Brasil isso já acontece em São Paulo e Rio de Janeiro, e os países afetados, retornando para Santa Catarina que se resguardem por 14 dias com sintomas ou 7 dias sem sintomas para ter tempo hábil de aferição", observou. "O primeiro local para que a população procure em caso de atendimento é a unidade básica de saúde. Não é momento para excesso de pessoas dentro dos hospitais", completou.

Rede estadual preparada

A estrutura de saúde em Santa Catarina está sendo dimensionada para o aumento da demanda. "A estrutura de saúde do Estado já foi colocada à prova na epidemia do H1N1, e estamos preparando toda a nossa rede para fazer esse enfrentamento. Nenhuma Nação que fez o enfrentamento até o momento tem capacidade operativa de fazer frente a todos os casos desde que a população não faça a adesão ao que pedimos", sublinhou o secretário. "O que precisamos é ajustar os casos que vão requerer atendimento hospitalar ou domiciliar, de coronavírus", relatou.

O governador Carlos Moisés emitiu decreto com orientações para os servidores públicos, referindo a suspensão de diversos serviços. "Foi iniciativa do governador que estabeleceu alguns regramentos. Esse regramento estabeleceu ações voltadas à população maior de 65 anos, servidores do Estado, os servidores que têm contato com idosos, facilitou serviços que possam ser realizados à distância, os servidores passam a trabalhar em suas residências, a relação com os servidores e fomentou a questão de limpeza dos ambientes. Todas as tratativas que o Ministério da Saúde vem tratando há algum tempo", comentou Zeferino.

Contra as fake news

O titular da Secretaria de Saúde atentou, ainda, para a quantidade de informações equivocadas que estão sendo compartilhadas. "Temos muitas fake news transitando pelas redes sociais", observou. "Sugerimos as fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde e o Governo do Estado", finalizou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito