Uma nova metodologia de contagem de casos ativos de Covid-19 foi implementada na sexta-feira, 25, em Araranguá. O que chamou a atenção no novo formato foi a queda no registro de pessoas infectadas na cidade, passando de 1.937 para 75, uma queda de 96,12%. Segunda a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Cláudia Zanette, foi uma mudança nas planilhas usadas para registro.
"Todos casos confirmados são registrados no e-SUS Notifica. Nessa plataforma,em torno de dez a 20 dias, dependendo dos sintomas, a pessoa sai do 'confirmado' e vai para 'recuperado'. Aqui, tínhamos uma outra planilha que só dávamos alta após o contato com o paciente. Com a demanda de procura por testes, não conseguimos fazer aquele monitoramento. Então, resolvemos optar pela planilha do Estado", explicou Zanette.
Outro dado que se destacou para a Vigilância Epidemiológica araranguaense foi o número de assintomáticos testados e confirmados no início deste ano, após iniciativa do Governo Estadual.
"Com aquela ação do governo, nós testamos as pessoas aqui. Não foi um período grande, mas a demanda foi alta. Observamos que, de 100 testes, 40 a 50 eram positivos assintomáticos. Ou seja, nem sabiam que estavam com a doença. Ficamos bem surpresos com as pessoas que não tinham sintomas, mas positivaram para Covid-19", lembrou a coordenadora.
Ouça a entrevista completa: