Apesar de Santa Catarina estar em um momento mais confortável em relação a pandemia de Covid-19, comparado aos dados estaduais de novembro e dezembro, os próximos meses ainda preocupam as autoridades de saúde. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, uma das grandes preocupações é justamente a chegada do carnaval e como o feriado irá impactar SC nos meses seguintes.
“Nos preocupa muito o carnaval, o comportamento no carnaval desse ano vai definir o que irá acontecer no mês de março, principalmente no retorno das aulas. O carnaval deste ano precisa ser diferente dos anos anteriores para que tenhamos um março mais tranquilo. Se tivermos descontroles, teremos fortes impactos em março de fevereiro”, declarou o secretário.
A quantidade de casos ativos da doença em Santa Catarina diminuiu significativamente nas últimas semanas. Em dezembro, durante o pico de contágios no estado, SC chegou a ter mais de 20 mil pessoas positivadas transmitindo a Covid-19. Atualmente, esse número é de 15.807.
Ainda sim, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UT) para Covid-19 em SC continua alta: 75,7%. “Isso não nos traz tranquilidade”, declarou André Motta.
Chegada de vacinas
Santa Catarina recebeu neste domingo, 24, 47,5 mil doses da vacina de Oxford / Astrazeneca para imunização da população. As doses começaram a ser distribuídas ainda na segunda-feira, e a previsão é de que chegue em todas as cidades no decorrer desta terça.
Profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 continuam sendo o grupo prioritário. A expectativa é de que nas próximas semanas sejam enviadas mais doses de vacinas contra o coronavírus para a finalização da primeira etapa de imunização.
“Teremos um recebimento [de novas doses] nos próximos dias, mas ainda não sei exatamente se será no fim de semana ou no início da próxima semana. Existem várias promessas de calendário e agendamento para distribuição de doses, mas nada ainda muito confirmado”, pontuou o secretário.