O Governo de Santa Catarina está avaliando a possibilidade de implementar dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para Covid-19, no hospital de retaguarda do Rio Maina. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, visitou a unidade na tarde desta última quarta-feira, 9, em visita à região.
"Saí impressionado com a qualidade do serviço do hospital do Rio Maina, estruturado para fazer a recuperação pós-doença da Covid-19, seja ela do ponto de vista físico ou emocional, e agora também para internação clínica. Ontem, com o Acélio [secretário municipal de Saúde], discutimos a possibilidade de colocar lá também leitos de UTI, talvez dez leitos”, pontuou André.
O secretário elogiou o trabalho realizado pela equipe médica do hospital e ainda reforçou o interesse de torná-lo um modelo, para que outras unidades semelhantes de recuperação de pacientes pós-Covid-19, possam ser implementadas no resto do estado.
Além do Rio Maina, André também visitou pela primeira vez o Hospital São Marcos, de Nova Veneza, elogiando a estrutura e o tamanho da unidade. O secretário reforçou, também, a possibilidade de abertura de mais leitos de UTI também no hospital noveneziano.
“É um hospital muito acolhedor, muito antigo, muito grande. Nova Veneza precisa ser olhada de um jeito diferente por todos na região na questão de oferta de serviço de saúde, por isso analisamos a possibilidade de colocar dez leitos de UTI, para poupar um pouco o São José. A nossa ideia é proteger os hospitais que tem essa características de ofertar serviços que outros não tem [como o São José], colocando UTI’s em hospitais que sirvam de suporte”, ressaltou.