Todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Araranguá para pacientes com Covid-19 estão ocupados. De acordo com o presidente do Instituto Maria Schmitt (IMA), responsável pela administração da unidade, Robson Schmitt, essa é uma situação que vem se encaminhando já há alguns meses.
“Não estamos em um franco pico da pandemia como era fevereiro e março, mas desde esse período, quando abrimos os 40 leitos de UTI no Regional, nunca deixamos de ter 95% de ocupação. Hoje estamos com 100% novamente, e temos pacientes aguardando por leitos de UTI na nossa emergência”, declarou.
Recentemente, o Instituto tratou sobre a situação dos leitos do Regional de Araranguá com a Câmara de Vereadores do municípios. Foi repassada a atuação do hospital ao longo da pandemia, que passou por ampliações até chegar a 40 leitos de UTI e 28 de enfermaria, todos para Covid-19.
“O hospital está chegando no limite dele de espaço e estrutura física. Temos alguns projetos ao redor, como leitos de UTI em Sombrio e o Hospital do Rio Maina, que também nos ajudam bastante. Acho que toda a região sul tem que ser reforçada”, ressaltou.