Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Covid-19: Idosos terão segunda dose de reforço da vacina

Orientação vale para quem tem 80 anos ou mais. Reforço deve ser feito com as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca

Por Redação Florianópolis, SC, 24/03/2022 - 18:39 Atualizado em 24/03/2022 - 19:28
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), autorizou nesta quinta-feira (24), o início da aplicação da segunda dose de reforço nos idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose de reforço há quatro meses ou mais. 

A equipe técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) realizou uma reunião, na tarde desta quinta, com as equipes das regionais de saúde para repasse das orientações para o início da aplicação. 

A segunda dose de reforço deve ser realizada com as vacinas Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente.

De acordo com o MS, a aplicação da segunda dose de reforço é importante para a proteção dos idosos contra a Covid-19, tendo em vista que estudos apontam a diminuição da efetividade das vacinas neste público, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação.

Aplicação da dose reforço em Santa Catarina

A cobertura vacinal com a primeira dose de reforço no estado de Santa Catarina ainda é baixa. Levando em consideração todos os adultos com 18 anos ou mais, a cobertura está em 38,4%; na população acima de 60 anos, em 73,49%; e, nos idosos com 80 anos ou mais, público que deve tomar a segunda dose de reforço neste momento, a cobertura da primeira dose de reforço está em 75%, também abaixo do recomendado que é de, pelo menos, 85%. 

Sendo assim, neste momento, a prioridade ainda é pela aplicação da primeira dose de reforço. No entanto, aqueles municípios que tiverem doses disponíveis para aplicação da segunda dose de reforço, já podem iniciar a aplicação nos idosos com 80 anos ou mais que tenham tomado a primeira dose de reforço há mais de quatro meses.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito