Imbituba é uma cidade que conta com pouco mais de 45 mil habitantes. Em temporadas de verão, a quantidade de moradores aumenta exponencialmente, chegando a lotação de 120 mil. Com a situação pandêmica que o estado enfrenta, medidas restritivas e para conter aglomerações e prevenir a proliferação do vírus serão realizadas nas praias da cidade.
"Imbituba é uma cidade turística e tem crescido muito. Mas é importante que as pessoas tenham consciência que mesmo com a temporada de verão acontecendo, as pessoas precisam entender que ainda estamos na pandemia e precisamos nos cuidar", explicou o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Junior, ao programa Ponto Final desta sexta-feira, 19.
A região da Associação dos Municípios da região de Laguna, onde Imbituba está inserida, está no estado gravíssimo no mapa de risco do Estado, contando com 80% dos leitos ocupados. Imbituba, que até antes da pandemia não contava com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), está com 8 dos 10 leitos ocupados.
Fiscalizações
Medidas mais restritivas para conter a proliferação foram aplicadas, como multas aos estabelecimentos. "Nós estamos reforçando as fiscalizações. Nossos decretos contam com uma multa mais pesada para os estabelecimentos que descumprirem os regramentos. Nas praias, temos normas que as famílias não podem passar de seis pessoas em grupos e com distanciamento de outros grupos", explicou o prefeito.
A praia do Rosa, destino muito visado pelos turistas, a fiscalização será fortalecida. "Vamos ter barreiras sanitárias e em determinado momento que tiver um movimento excessivo, vamos somente permitir a entrada de moradores ou então de pessoas que já tinham pousadas ou hotéis reservados", comentou.
Atividades de verão
O município de Imbituba também já cancelou atividades programadas para o verão. "O Réveillon está cancelado. As nossas atividades de verão ainda não temos nada programado. Talvez na segunda quinzena de janeiro nós programemos alguma atividade, mas isso depende da situação da pandemia naquele período", finalizou.