O Observatório Social de Santa Catarina deverá corrigir em breve o levantamento referente a transparência dos municípios da região carbonífera durante a pandemia de Covid-19. Divulgado na semana passada, o estudo mostra que nenhuma das doze cidades divulgava corretamente as informações sobre contratações emergenciais no combate ao novo coronavírus - o que foi questionado pela Amrec na última sexta-feira, 30.
Ainda nesta terça, o colegiado de controladores e contadores internos da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) se reuniram com a rede de controle dos municípios para tratar sobre a transparência de informações durante a pandemia de Covid-19. Na reunião, constatou-se que os dados são apresentados nos sites, mas de forma não tão clara para alguns avaliadores.
Confira também - Covid-19: Amrec questiona falta de transparência dos municípios.
“Agora que os municípios encontram essa dificuldade em razão do resultado divulgado, que cada um deles faça a sua anotação indicando onde está a informação e as remeta ao Observatório Social, para que ele refaça essa classificação”, declarou o assessor contábil da Amrec, Jacimar Torres.
O assessor ainda ressalta que quanto antes os municípios fizerem essa entrega de informações ao Observatório, a entidade poderá realizar os devidos ajustes. “É preciso fazer a localização de onde está a informação, repassar ao observatório para que seja feita a reclassificação da informação, mudando o status daquele município”, pontuou.