Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Covid-19: Plano de vacinação de SC está pronto e será divulgado em breve

Segundo secretário de Saúde, Governo Federal pretende iniciar imunização em fevereiro

Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 10/12/2020 - 08:09 Atualizado em 10/12/2020 - 08:11
Foto: Vitor Netto / 4oito
Foto: Vitor Netto / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina já conta com um plano de vacinação para a Covid-19 pronto, o qual deverá ser anunciado em breve pelo governador Carlos Moisés da Silva. A informação foi dada pelo secretário de Saúde do estado, André Motta Ribeiro, em entrevista concedida ao programa Adelor Lessa desta quinta-feira, 10.

O planejamento do Governo Federal é de que a partir de fevereiro seja iniciada a vacinação contra a Covid-19 no Brasil. “15 milhões ou 20 milhões de doses em fevereiro e, até junho, já teremos 100 milhões vacinados. Esse é o plano do Governo Federal, o que os estados e municípios tem que fazer é se preparar para vacinar”, disse.

Segundo André, Santa Catarina irá seguir o plano nacional de imunização do Governo Federal. “Nós já temos o calendário de vacina habitual, com H1N1 e Influenza por exemplo, que será sobreposto pela vacina da Covid-19. A logística é responsabilidade dos estados, e estamos fazendo esse planejamento, garantindo insumos, agulhas e seringas”, declarou.

A organização em termos de estrutura terá que ser garantida pelos estados brasileiros, para que estejam aptos a realizar a vacinação quando o Governo Federal disponibilizar as vacinas. Segundo André, 370 milhões de doses da vacina já estão garantidas pelo Governo Federal para o ano que vem, das quais 70 milhões serão da Pfizer. 

“O Governo aderiu ao consórcio Facility, com nove laboratórios que dão garantia de entrega de mais de 50 milhões de doses da primeira vacina que se tornar eficaz. Precisa ter sua eficácia comprovada para ser liberada”, pontuou o secretário. 

Em relação às movimentações da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) com o governo de São Paulo, para que os prefeitos catarinenses possam adquirir o Coronavac assim que liberada para o estado paulista, André atentou para a complexidade desses contratos. Ainda sim, segundo o secretário, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu que o Ministério da Saúde irá adquirir o Coronavac e distribuir as doses para todo o país assim que sua eficácia for chancelada.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito