Preocupada com o crescente número de casos e mortes pelo coronavírus e com um possível cenário ainda mais severo após as comemorações de Natal e Ano Novo, a prefeitura de Criciúma fortalece campanha de prevenção à Covid-19 neste final de ano e cria um canal digital de atendimento à população. O governo também segue com fiscalizações intensas em estabelecimentos, com o intuito de garantir o cumprimento das normas sanitárias.
O município até o momento, segundo dados da vigilância epidemiológica dessa sexta-feira, 11, já registrou 160 óbitos pelo coronavírus e 1.428 casos ativos. A situação pode piorar com a chegada das festas de final de ano, que comumente reúnem uma grande quantidade de pessoas. A secretaria de Saúde de Criciúma recomenda cuidados nesta época e faz alerta para as consequências.
"O melhor presente para todos em 2020 seria a vacina, mas sabemos que será difícil. Então, nos resta a prevenção. É importante que as pessoas se cuidem, que celebrem com os devidos cuidados e lembrem-se que uma aglomeração por menor que seja, apresenta riscos graves", lembrou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.
Tele Apoio à Covid-19
O governo do município colocou à disposição o telefone 156 para a população tirar dúvidas e se informar sobre o coronavírus. O serviço funciona 24h e também está disponível de maneira digital no site da prefeitura.
Fiscalizações
A vigilância sanitária de Criciúma segue visitando estabelecimentos e garantindo o cumprimento das normas de segurança e prevenção ao coronavírus na cidade, conforme explica o coordenador do órgão, Samuel Bucco. "As fiscalizações estão acontecendo de forma intensa e vão continuar assim nas comemorações de final de ano, nos feriados e nos finais de semana. Os órgãos estaduais, como a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros, também estarão auxiliando nesse trabalho".
A vigilância sanitária fiscaliza nos estabelecimentos o uso de máscara, o respeito ao distanciamento social, a disponibilização de álcool em gel 70%, a ventilação e a higiene do ambiente. Além disso, também supervisiona o fechamento dos locais às 23h.