A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford contra a Covid-19 e, ainda nesta segunda-feira, 18, a imunização deverá começar em Santa Catarina. O secretário de Estado da Sáude, André Motta Ribeiro, está neste momento em São Paulo, representando o Governo de SC no ato simbólico de entrega das vacinas.
“É um dia histórico para a saúde pública brasileira e de Santa Catarina”, disse André. “Em alguns minutos, essas vacinas estarão sendo entregues para o estado de SC, estarão em solo catarinense”, ressaltou.
Mais de 126 mil doses das vacinas serão recebidas pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde, as quais deverão realizar toda a parte de separação e catalogação das doses. Segundo André, a distribuição das vacinas irá ocorrer ainda nesta segunda.
“Deveremos iniciar hoje a imunização da sociedade catarinense contra o coronavírus. Hoje é um dia histórico para a saúde coletiva do Brasil, para o SUS, pro nosso plano nacional de imunização e para o estado catarinense. Juntos, venceremos”, declarou o secretário.
Assim que as equipes de saúde de SC receberem o quantitativo disponibilizado pelo Ministério da Saúde, deverá ocorrer a distribuição das doses da vacina para as regiões e municípios catarinenses, através do transporte aéreo e terrestre.