Cinco novas pessoas serão ouvidas pelos vereadores que compõem a Comissão de Inquérito da Afasc. O grupo apura a gestão financeira, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2019, no âmbito educacional e social, da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma. A agenda foi definida em sessão, nesta segunda-feira, 10, quando foram retomados os trabalhos.
O responsável pelo departamento de compras da Associação, Leandro De Luca Rodrigues, foi convocado para estar na Câmara, na próxima semana, dia 17. Já no dia 2 de março, a responsável pelo setor financeiro, Sabrina Martins, deverá participar da Comissão. Na semana seguinte, a ex-diretora executiva da Afasc, Letícia Vieira, será ouvida.
Os vereadores acordaram ainda a necessidade de convocar o representante e o dono da empresa que fornecia carne à Afasc, que esteve envolvida na investigação de um desvio juntamente com uma funcionária da Associação. Ambos serão chamados para comparecer ao Legislativo em data ainda não definida.
Além das oitivas, um ofício será enviado à Polícia Civil para que envie à CI um documento com a conclusão do inquérito da Operação Bocas Famintas, que apontou o desvio de carne de 32 Centros de Educação Infantil (CEIs).
A CI tem encerramento em 28 de março com opção de prorrogação do prazo por mais 90 dias. Compõem a Comissão os vereadores Arleu da Silveira (PSDB), Julio Colombo (PSB), Camila Nascimento (PSD), Pastor Jair Alexandre (PSD), Antonio Manoel (MDB), Aldinei Potelecki (Republicanos), e Edson Luiz do Nascimento (PP).
Nesta segunda-feira foi chamado a depor um empresário que seria o dono da empresa fornecedora de carnes para a Afasc. No entanto, José Berzan, cujo nome foi indicado pela própria Afasc aos vereadores, afirmou não ser responsável pela empresa e não compareceu à oitiva.
Agenda de oitivas:
17/02 - Leandro De Luca Rodrigues - responsável pelo departamento de compras.
02/03 - Sabrina Martins - responsável pelo setor financeiro.
09/03 - Letícia Vieira - ex-diretora executiva da Afasc.