O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Criciúma, teve seus novos representantes eleitos. Solange Castagnel, da Secretaria de Educação, foi eleita presidente, e Luciano Mendes Pereira, do Centro Educacional Marista, vice-presidente. Eles irão compor a gestão 2019/2021.
De acordo com a nova presidente, é a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação fica à frente do CMDCA. "O nosso objetivo é continuar a qualificar os trabalhos sempre com a participação de todos os conselheiros, que são representantes das entidades governamentais e não governamentais. Também é necessário fazer com que as crianças (que são consideradas assim na faixa etária de até 12 anos incompletos) e adolescentes (de 12 a 18 anos) tenham acesso, qualidade e permanência quanto a sua proteção integral, no sistema de direitos e garantias", disse Solange.
O CMDCA tem 24 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) credenciadas e destas, nove foram eleitas para ocuparem as cadeiras de conselheiros, com os respectivos suplentes, que são aptos a votar em todos os assuntos de proposição, deliberação e controle das políticas públicas pertinentes à Criança e Adolescente. Cada OSC teve oportunidade de votar em seus pares para compor o CMDCA, escolhendo entre as 10 que pleiteavam as vagas.
Foram eleitos:
1° Associação Acadêmica de Futebol Criciúma- 23 votos
2° Bairro da Juventude- 22 votos
3° Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) - 21 votos
4° Casa Guido- 21 votos
5° Centro Educacional Marista - 20 votos
6° Cruzeiro do Sul- 18 votos
7° Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) – 18 votos
8° Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)-15 votos
9° Associação Sul Catarinense de Karatê - 15 votos