Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma emite 1,5 mil notificações para consertos de calçadas

São proprietários da região central da cidade que precisam regularizar espaços, a partir de fiscalização determinada pelo MPSC

Por Redação Criciúma, SC, 02/03/2022 - 16:08 Atualizado em 02/03/2022 - 16:12
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Centro de Planejamento Urbano de Criciúma, por meio da Divisão de Fiscalização Urbana (DFU), já notificou 1.448 proprietários da região central da cidade, para a regularização de suas calçadas. A fiscalização foi intensificada após determinação do Ministério Público, visando a adequação dos passeios públicos de residências e comércios no raio de um quilômetro do Terminal Central. O objetivo é tornar os espaços mais acessíveis para as pessoas com deficiência física, visual e mobilidade reduzida, tornando, dessa forma, a cidade mais inclusiva.

Aqueles que, passados 60 dias da notificação, ainda não tiverem realizado as alterações recomendadas, poderão ser multados. “Em caso de descumprimento, o valor da multa a ser aplicada varia de acordo com a extensão da frente (testada) do imóvel”, explicou o chefe da DFU, Jimmi Brigido.

“O ideal é que o cidadão compreenda a importância de adaptar seu passeio, para garantir conforto e segurança ao próximo. Mas também devemos ter em mente que, um dia, um parente, amigo próximo, ou nós mesmo poderemos precisar destas calçadas acessíveis”, ressaltou o gerente de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Edson Silva.

Caso seja necessário prazo adicional para as obras na calçada, o contribuinte poderá, desde que devidamente justificado, solicitar a prorrogação do prazo. O pedido deve ser protocolado, e pode ser feito presencialmente, no setor de protocolo, no Paço Municipal Marcos Rovaris, ou online, no site da prefeitura.

Para solicitar prorrogação de prazo online, o cidadão deve acessar criciuma.sc.gov.br e seguir os seguintes passos: clicar em protocolo online (no lado direito da página); fazer login no sistema Betha; gestão de protocolo; novo processo; criar processo; selecionar “Criciúma”; selecionar “Prefeitura Municipal de Criciúma”; selecionar “Protocolo Central”; clicar em “prorrogação de prazo-calçadas” e anexar cópia da notificação.

A prefeitura disponibiliza, no mesmo site, a Cartilha Calçada Legal, com as orientações de como adequar o passeio público. Para acessá-la, basta deslizar a página até a divisão “serviços”, e clicar na aba “cidadão”. A cartilha aparecerá entre as opções do painel.

A ação tem como base as regras da ABNT NBR 9050/2020 e 16.537/2016, além da Lei Nacional nº 10.098/2000, do Decreto Federal nº 5296/2004, e do Código de Obras do município (Lei 7609/2019). Para mais esclarecimentos, o cidadão pode entrar em contato com a DFU pelo telefone (48) 3433-0381 ou pelo e-mail fiscalizaçã[email protected].

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito