Criciúma pretende ter o seu Plano de Mobilidade Urbana implantado até no máximo agosto de 2022. A afirmação foi dada pelo secretário-geral do Governo, Wagner Espíndola. "Fizemos um estudo para contemplar todas as questões que englobam a mobilidade urbana. o plano e um documento que vai trazer melhorias para o municípios, uma visão de como a cidade deve ser no futuro, trabalharemos com três cenários para 2030, 2040 e 2050”, salienta.
Para isso, o município formou uma câmara temática. “Temos pessoas de diversos segmentos da cidade, a representativa do município nesta etapa nesta câmara temática, o prazo para execução está previsto para oito meses. Pretendemos ter o plano entregue e implantado em julho ou agosto. Precisamos de fato, diante do novo cenário, encontrar medidas de segurança, ter equilíbrio da sustentabilidade tendo em mente que os outros modais que vieram e que a bicicleta é mais somente para lazer”, diz.
Entre os estudos, está também a onda verde. “Sobre a onda verde, existe um produto no Fonplata II que a gente pode contratar. O que procuramos é trazer alternativas para tirar o fluxo da centenário o máximo possível, assim conseguiremos ter este equilíbrio e mobilidade, com mais fluxo”, comenta Espíndola, acrescentando que Criciúma possui ligações praticamente diretas com outras cidades da região. “Existe uma ligação praticamente direta com Siderópolis, também com Forquilhinha e Içara. este plano haverá um estudo sobre a internalização de horários de transporte, mas isso precisa de uma forma técnica avaliar esta situação”, pontua.