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Criciúma reforça campanha de conscientização sobre esmolas e apoio social

Para o prefeito Vaguinho, iniciativa propõe reflexão sobre o assunto

Por Redação Criciúma, 15/02/2025 - 14:07
Foto: Divulgação/Decom
Foto: Divulgação/Decom

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O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, segue com a campanha “Antes de dar esmola, lembre-se: o outro lado da moeda ainda é a rua”. A ação, que já está ativa, busca conscientizar a população de que a esmola não muda a realidade de quem está nas ruas, e a incentivar o apoio a programas sociais e instituições que oferecem acolhimento, reabilitação e oportunidades de reinserção social.

A campanha está sendo divulgada em semáforos, outdoors, transporte público e outros locais estratégicos da cidade. Para o prefeito Vagner Espíndola, a iniciativa propõe uma reflexão sobre a dualidade da moeda. “Estamos reforçando essa mensagem para que a população compreenda que a esmola não gera mudança real. O outro lado da moeda continua sendo a rua, e queremos incentivar as pessoas a direcionarem sua solidariedade para ações que efetivamente ajudam a transformar vidas”, destacou.

A secretária municipal da Assistência Social, Dudi Sônego, reforçou que Criciúma conta com serviços especializados para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade. “O município possui estruturas como o Centro Pop e a República, que oferecem apoio integral, alimentação, higiene, atendimento social e psicológico. Nosso objetivo é garantir dignidade e oportunidades reais para essas pessoas”, afirmou.

Menos esmola, mais dignidade

A campanha reforça que, mesmo sendo um ato de solidariedade, as doações perpetuam o ciclo de exclusão social. Para promover uma mudança real, é necessário apoiar iniciativas que oferecem acolhimento e reinserção social.

Entre os serviços disponibilizados pelo município estão o Centro Pop com: espaço para higiene pessoal, refeições, emissão de documentos, armazenamento de pertences, e acompanhamento com assistente social. E, a República com: atendimento 24 h, refeições, espaço para higiene pessoal, equipe de apoio psicológico e assistência social.

Os materiais da campanha também contam com um QR Code para que a população possa acionar as equipes de abordagem social e reportar casos de pessoas em situação de rua.

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