Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma registra queda de 15% nas doações de sangue

Tipos A e O registram a maior falta

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 25/06/2021 - 16:18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma registra em 2021 queda de 15% nas doações de sangue na comparação com 2019, antes do início da pandemia. A informação é do responsável pela Divisão Técnica do Hemosc, Rafael Luiz da Silva.

Os tipos com a maior necessidade são: O Negativo, O Positivo e  A Positivo. “O estoque encontra-se em recuperação, porém continuamos solicitando a continuidade das doações, principalmente das  tipagens”, comenta.

Entre os motivos para a diminuição são os casos de Covid-19 entre os doadores e familiares.  “Entre as razões ainda estão a indisponibilidade por redução de capacidade de transportes públicos, a ausência em horário de trabalho e o medo de contaminação em locais fechados”, salienta.

"Além do baixo número de doações, a demanda aumentou, o que também acende o alerta. “Há aumento em cirurgias, casos de câncer e UTI para tratamento de pacientes Covid-19”, revela Silva, acrescentando que a campanha Junho Vermelho celebra e incentiva o ato de doar sangue. “É um gesto que pode salvar vidas”, ponta.

Para doar, as pessoas podem agendar um horário através do site www.hemosc.org.br no campo “agende sua doação”, ou ainda pelos telefones 3444-7410 em Criciúma  e 3626-7383 em Tubarão.
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito