A comunidade do bairro Comerciário, em Criciúma, recebeu no último sábado (30) um espaço de lazer revitalizado, a Praça Abelle Colle, que abriga o Museu Augusto Casagrande. O Governo Municipal realizou melhorias para assegurar acessibilidade, segurança e a preservação do patrimônio histórico.
Durante o ato de inauguração, o prefeito Clésio Salvaro destacou a importância do espaço para a comunidade. "Essa revitalização é mais do que uma obra, é um convite à convivência e ao lazer. Queremos que as pessoas utilizem e valorizem espaços como este, que preservam a história e oferecem infraestrutura moderna e acessível", afirmou.
As obras contemplaram adequações nos passeios e acessos, com a instalação de guarda-corpos, corrimãos e piso tátil, atendendo às normas de acessibilidade. Além disso, foram construídas novas escadarias e rampas, incluindo uma rampa metálica para acesso ao Museu Augusto Casagrande.
O projeto também trouxe melhorias para áreas de convivência, como um palco para apresentações culturais, quadra esportiva com rede de proteção, playground com areia e uma academia ao ar livre.
O secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Jori Ramos, destacou os esforços para tornar o local acessível a todos. "Nosso compromisso é com a inclusão e a funcionalidade. Essa praça agora é um espaço seguro e acessível, pensado para atender as necessidades de toda a população", ressaltou.
Investimento
A revitalização abrangeu uma área total de 1.786,62 metros quadrados e contou com um investimento de R$ 675.696,84, provenientes de emendas parlamentares do senador Esperidião Amin e dos deputados federais Daniel Freitas e Fábio Schiochet. A estrutura original do museu, a escadaria principal de pedra e a calçada adjacente foram preservadas.