Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma tem fila de espera para cirurgias eletivas com mais de 700 pessoas

Gerente de Internação explica como se formam as filas e fala sobre caso de paciente que aguarda há 26 meses

Por Redação Criciúma - SC, 19/07/2018 - 11:32 Atualizado em 16/04/2019 - 10:54
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Edvaldo Correia, morador do bairro Santa Luzia, perdeu a visão de um dos olhos e enxerga tem apenas 5% de visão no outro. Ele está há 26 meses aguardando uma cirurgia e está na posição 486 na fila de espera. Por conta do tempo aguardando, não há como recuperar a visão e ele conseguirá apenas manter os 5% que ainda tem.

O caso de Edvaldo é um entre inúmeros outros casos da fila de espera para as cirurgias eletivas. Gladis Carvalho, gerente da Central de Regulação de Internação Hospitalar da Região Sul falou sobre o assunto no Programa Adelor Lessa.

“No ano passado, a Secretaria do Estado da Saúde passou para hospitais e secretarias municipais que todas as cirurgias eletivas seriam inseridas no sistema de regulação e seria respeitada a ordem cronológica da inserção da pessoa na fila. Ou seja, o paciente consulta com o cirurgião, ele emite um laudo autorizando a cirurgia, o paciente vai no município de residência, procura a Secretaria de Saúde e a Secretaria insere no SisReg (Sistema nacional de Regulação). Isso é importante porque vai acabar com as filas, pois garante que será respeitada a ordem cronológica de inserção na fila”, esclareceu.

Gladis explica que as filas se formam, pois a demanda é maior do que a capacidade de atendimento. “Em Criciúma, especificamente, temos hoje mais de 700 pessoas aguardando por uma cirurgia eletiva. Sendo que a maior demanda é na ortopedia. Um problema que temos é que a cirurgia é agendada e o paciente não comparece. É um conjunto de questões que fazem a fila ficar grande”, justificou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito