Criciúma contará em breve com um Centro de Recuperação para pacientes já curados do novo coronavírus. O serviço ficará localizado em um setor da antiga Casa de Saúde do Rio Maina, atual Centro de Tratamento e Isolamento para pacientes Covid-19, e contará com uma série de profissionais da saúde que irão auxiliar na recuperação de pacientes já curados da doença.
“O que mais temos assistido pela TV e nas redes sociais são as pessoas tendo alta do hospital mas estando em cadeiras de roda. É natural que os pacientes com Covid-19, internados em UTI e hospital, saiam com parte do pulmão acometido ou outra dificuldade. Nesse sentido, teremos o nosso Centro de Recuperação pós Covid-19”, declarou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Médicos, nutricionistas, enfermeiros, professores de educação física e psicólogos irão compor o quadro de trabalhadores que ajudarão na recuperação dos pacientes já curados do coronavírus. Segundo Salvaro, os profissionais já estão vendo a forma de compra dos equipamentos necessários para o trabalho e, estando estes adquiridos, será avaliado a forma de contratação dos profissionais.
O serviço será público, bancado pelo município, e em breve deverá estar credenciado juntamente ao Ministério da Saúde para, então, passar a ser atendido através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro após a pandemia de Covid-19
O prefeito de Criciúma destaca que a estrutura do Centro de Isolamento e Reabilitação do município passará a ter duas outras finalidades após o fim da pandemia do novo coronavírus.
“Passado a Covid-19, também continuará esse serviço de recuperação para pessoas que tiveram algum AVC, ou passaram por algum processo cirúrgico e precisam de reabilitação. Além disso, quando tudo isso passar aquele ambiente funcionará como centro de acolhimento para pessoas da terceira idade, como uma ‘creche-dia’, em que os filhos vão trabalhar, deixam pai ou mãe no local e buscam no final do dia”, pontuou.