Um projeto desenvolvido em Criciúma elimina um problema muito comum enfrentado pelos surfistas. Afinal, onde deixar a chave do carro na hora de surfar? O professor Dr. Adilson Cardoso elaborou, junto com o técnico mecatrônico Felipe Fontana, uma pulseira que serve para trancar o carro, em substituição à chave. E o melhor: ela é impermeável. Para tocar o projeto adiante, criaram sociedade com os surfistas Cassiano e Rafael Aguiar.
O projeto foi desenvolvido nos últimos dois anos por Felipe e Adilson. Então, entraram de vez no jogo os irmãos Rafael e Cassiano, que já eram proprietários de uma marca de surf. Toda a elaboração foi apoiada pelo projeto Sinapse, da FAPESC.
O sistema de segurança funciona da seguinte forma: é instalada uma central de segurança, com um leitor geralmente no para-brisa do carro. O veículo então é destravado por uma pulseira, que vai pode ir junto com o surfista ao mar. Em cada sistema, podem ser cadastrados cinco ativadores, a pulseira, o leash da prancha, dentre outros acessórios.
“Ele acompanha um sensor de alarme. Se alguém quebrar o vidro ou encontrar a chave, o alarme vai soar e o carro não vai partir”, explica Cassiano, em entrevista ao programa Ponto Final.
Já foram vendidos mais de 150 kits, em 12 estados do Brasil e alguns até para fora do país. “Teve um cliente que comprou aqui e levou para o Japão, o que nos surpreendeu. Pensamos que lá não havia essa violência. Também já foi levado para a Califórnia e Costa Rica”.
Quem quiser adquirir, o kit completo é vendido a partir de R$ 790 e pode ser parcelado em dez vezes, no site da KLS surfesemchave.com. O kit vem com pulseira, cartão, controle remoto e sensor antifurto. Outros itens podem ser adicionados.