A Prefeitura de Criciúma desenvolveu um projeto para incentivar a população a separar e dar o destino correto para o lixo reciclável. Com o nome 'Jogue Limpo com a Cidade', a campanha inicia em abril, com 10 pontos de coleta espalhados pela cidade.
O cidadão levará o resíduo já limpo até o ponto de coleta mais próximo, lá ele será pesado e o valor referente ao descarte será depositado em sua conta no aplicativo Rever, lançado pela Famcri no último ano. No aplicativo, poderá ser verificado o saldo arrecadado ao longo dos meses. No fim da campanha, o valor total será gerado em desconto de até 50% na Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS), que é cobrada junto ao IPTU.
De acordo com o diretor do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) de Criciúma, Luiz Juventino Selva, a expectativa é dobrar a quantidade de resíduos recicláveis coletados na cidade. "Mensalmente estamos coletando cerca de 100 toneladas, pretendemos em pouco tempo atingir as 200 toneladas. Isso vai gerar mais trabalho e mais renda para o pessoal que sobrevive com essa atividade", comentou o diretor
Segundo Selva o desconto poderá aumentar, dependendo do resultado obtido nesta primeira etapa. A Prefeitura Municipal pretende instalar até 50 pontos de coleta por todo município.