A festa mais esperada pelos forquilhinhenses está se aproximando e, diferente dos outros anos, a 10ª edição da HeimatFest será realizada juntamente com o aniversário do município. Conhecida como a “cidade mais alemã do Sul de Santa Catarina”, Forquilhinha completa 33 anos de emancipação e 110 de colonização em 26 de abril. E para festejar a data, o prefeito José Cláudio Gonçalves (Neguinho), decidiu uni-la a Festa das Origens.
A Heimatfest é considerada a maior festa alemã do sul de Santa Catarina. E, segundo o diretor de eventos de Forquilhinha, Marcio Eyng, este ano, ela vai voltar para o conceito de festa germânica. "Essa é a ideia, Forquilhinha foi fundada, colonizada, criada como distrito e emancipada em abril. Nós estamos focando em uma festa do município, é tipo a Oktoberfest. Terão bandas locais para valorizar e favorecer os artistas que fazem cultura na Forquilhinha", destacou.
A programação ainda está sendo organizada, mas o evento promete atividades todos os dias, com bandas folclóricas de Blumenau, desfile alegórico, Heimat Folia, desfile histórico-cultural, participação da realeza de outros municípios, entre várias outras apresentações. Tudo isso na Praça dos Imigrantes Alemães no centro da cidade, do dia 20 a 26 de abril.
A corte de 2022 marcará presença todos os dias. A rainha Giovana Beretta e as princesas Liege Borges Delfino e Monik Nicoski Langer irão representar o município.
Os preparativos para a festa estão a todo vapor desde o ano passado, quando a festa deveria ter acontecido, mas foi adiada em virtude da Covbid-19. Definido que acontecerá todos os anos, a partir de agora, em abril, a ansiedade por parte dos organizadores é grande. "É emoção, mas é preocupação de que dê tudo certo também, que funcione, enfim... Estamos na expectativa para que aconteça uma bela festa, em um formato um pouco diferentre das anteriores, mas com um conceito bem definido", concluiu o diretor.