Doutor em Comunicação e um estudioso do comportamento de consumo, Dado Schneider abordou as mudanças de mercado em evento promovido pelo Núcleo de Marketing da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na última semana. Voltada a nucleados e convidados, a palestra on-line teve como tema "As vendas nunca mais serão as mesmas: o que fazer?".
"As profundas mudanças nos mercados condicionaram novos comportamentos. Num passado bem recente, éramos formados e educados para formar vínculos. Hoje, somos estimulados apenas a 'ficar', com pessoas, marcas, produtos e empresas. Há excesso de oferta, de opções, de estímulos e, no meio desse turbilhão, surge a necessidade de 'fidelizar', o maior desafio do marketing moderno", considera Schneider.
Além da palestra, ele deu dicas de livros e materiais que contribuem para o trabalho e desenvolvimento dos profissionais. "Optamos por trazer o Dado por ser um dos melhores e mais experientes palestrantes do Brasil. Um profissional que trabalhou como publicitário por mais de 20 anos, foi executivo de marketing da Claro e consultor de grandes empresas nacionais", afirma Graziela Gislon, coordenadora do núcleo.
"Em sua palestra, ele falou sobre a importância de entender o consumidor e suas constantes mudanças. Certamente, saímos do evento nos questionando e refletindo sobre tudo o que foi abordado", acrescenta.
De acordo com Graziela, o objetivo ao convidar palestrantes do mercado é agregar conhecimento rápido. "Sabemos que participar de conferências é, muitas vezes, mais efetivo do que fazer cursos específicos ou utilizar muitas horas de trabalho para estudar sozinho", pontua.
O evento fechou a agenda de fevereiro do núcleo, que iniciou no dia 8 com o Workshop Map.in, uma ferramenta criativa para mapeamento de novas ideias e planejamento, tendo como facilitador o professor Diego Piovesan.
Sobre os núcleos
Lançado no Estado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Sebrae, o Programa Empreender reúne empresários em grupos de trabalho, promovendo o associativismo e o desenvolvimento dos negócios por meio de iniciativas empreendedoras.
Seguindo a metodologia do programa, a Acic conta atualmente com 26 núcleos, divididos em setoriais, multissetoriais e temáticos, envolvendo diversos setores econômicos. Associados interessados em integrar os núcleos podem entrar em contato pelos telefones (48) 3461-0900 ou 99652-1155, com João José Camargo.