Entre mil jovens de 16 a 28 anos que sonham em mudar o Mundo, o Sul de Santa Catarina estará lá. Começa na pequena Santa Fé, interior de Sombrio, a jornada que leva Higor Soares Machado até a Organização das Nações Unidas (ONU). Ele embarca na próxima terça-feira como um dos 50 delegados brasileiros na 22ª The Youth Assembly, a Assembleia Mundial dos Jovens organizada pela Fundação de Embaixadores da Amizade (FAF) com aval da ONU.
“Vamos lá para trocar ideias em palestras, workshops e debates para alcançar resoluções sobre problemas que vão impactar o globo”, acentua Higor, que, com 21 anos, vive a última das dez fases enquanto acadêmico de Direito nas Faculdades Esucri em alta intensidade. “Para chegar lá, respondemos a duas fases de seleção”. Em uma delas, Higor e os mil jovens de 115 países precisaram responder o que fazem para atender aos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), traçados em documento universal pactuado pela ONU com as Nações associadas.
“São 17 metas que o Mundo precisa alcançar até 2030. Eu me enquadrei em três delas”, conta Higor. “Me enquadrei em educação de qualidade, com estudos sobre o direito ao ensino para crianças com síndrome de Down, e em promoção da paz e justiça, com um voluntariado no Poder Judiciário em Criciúma, e em redução das desigualdades, com projetos sociais nos quais atuo”.
Leia mais no jornal A Tribuna desta quarta-feira.