Décio Gomes Góes (PT), prefeito de Criciuma de 2001 a 2004, teve como principais bandeiras da sua gestão a saúde, educação e assistência social. Ele tratou disso nesta terça-feira, 18, na série de entrevistas do programa Agora, da Rádio Som Maior, com ex-prefeitos da cidade.
Ele lembrou da sua trajetória rumo ao Paço Municipal, derrotando Eduardo Moreira (MDB) na eleição de 2000. "Foi uma vitória espetacular. Iniciamos a campanha devagar, indo de casa em casa, expondo idéias e propostas. Com isso conseguimos dar respostas aos problemas da população", afirmou Décio.
Pouco dinheiro
Ao ser perguntado sobre a situação da prefeitura na época em que assumiu, em 2001, ele foi claro. "A prefeitura não tinha crédito, a situação estava muito difícil. Chamamos o Murialdo, hoje prefeito de Içara. Ele montou uma bela equipe para equilibrar as finanças. Depois disso os investimentos se tornaram possíveis". Seu antecessor no cargo foi Paulo Meller (MDB).
As marcas da gestão
Décio também falou sobre as marcas deixadas por sua gestão no poder municipal de Criciúma. "Havia uma grave falta de empregos. Geramos dez mil novos postos de trabalho. Otimizamos o sistema de saúde para dar resposta mais rápida à população. Surgiram projetos como a via expressa, hoje via rápida, o parque das Nações, o projeto de engenharia do anel viário e melhorias na rede de esgoto. Foram vários projetos estratégicos que eram da nossa gestão. Também estruturamos toda a área social, gerando oportunidade para as pessoas e melhoramos a educação. Inclusive criamos a escolas Paulo Freire, para a formação de professores. Na nossa gestão o contribuinte também teve a oportunidade de fazer parte, através do orçamento participativo", reforçou.
A administração do maior município da região carbonífera projetou Décio, anos depois, ao cenário político estadual. De 2007 a 2011 ele ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ele foi, ainda prefeito do recém emancipado município do Balneário Rincão.
Ouça a entrevista do ex-prefeito Décio Góes no podcast: