Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Eleições 2022

Décio Lima quer reduzir imposto da carne para o consumidor

Candidato ao Governo de SC falou à Som Maior nesta terça-feira (11)

Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 11/10/2022 - 10:35
Foto: Lucas Sabino/Especial 4oito
Foto: Lucas Sabino/Especial 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Décio Lima (PT) é mais um candidato que disputará o segundo turno a conceder entrevista à Rádio Som Maior. Entre os temas principais, as propostas para o Governo do Estado - da educação à saúde. Além da FM 100,7, a conversa foi transmitida pelo YouTube do Portal 4oito na manhã desta terça-feira (11). 

Abaixo, assista à entrevista completa:

Investimentos na educação

Para Décio Lima, o primeiro passo para ampliar o acesso dos estudantes ao Ensino Superior é a intensificação das vagas ofertadas por programas e recursos do Governo Federal, como ProUni e Fies. "Vamos ampliar os acessos, principalmente, daqueles que não têm condições de bancar a sua universidade em todos os espaços privados", comenta o candidato. 

Criação da Bolsa Cidadania

Uma das propostas apresentadas pelo plano de Governo da Frente Democrática é a redução do imposto da carne para o consumidor. O petista acredita que a medida não vai gerar impactos negativos à receita do Estado e pode aumentar o consumo. 

“A produção aumenta, evidentemente. Quando você consegue baratear produtos, tirando a carga tributária, você aumenta a venda. Significa que nós queremos criar a Bolsa Cidadania. Os produtos da cesta básica - inclusive, a carne - serão reduzidos dos impostos. Isso vai gerar maior compra e vai permitir acesso da população com dificuldade alimentar no nosso estado", afirma. 

Propostas para a saúde

Para compensar a diferença da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e gerar equilíbrio financeiro dos hospitais filantrópicos, o candidato prevê a criação do SUS estadual. E, dessa forma, criar um sistema unificado de parcerias público-privadas. 

"Vamos fazer um processo de sinergia com a saúde básica, os municípios, a filantropia e a estrutura do estado. Onde nós tivermos carência, comprar serviços privados para atender rapidamente, e principalmente, as graves demandas de Santa Catarina como as filas de cirurgias eletivas", explica Décio. 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito