O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (18) os números referentes ao Programa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2017. Entre os dados apresentados, chama atenção o envolvimento dos homens com os afazeres domésticos, sendo 83,8% para os que possuem nível superior completo e 73% para quem não possui graduação.
O tipo de tarefa mais realizada foi preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça, declarada por 80,1% das pessoas que realizaram afazeres domésticos em 2017. Se para os homens a diferença é grande, com as mulheres não, 92,7% que possuem superior completo realizam atividades domésticas, contra 90,2% das sem instrução e com fundamental incompleto.
As mulheres lideram em todas as tarefas, com exceção de pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, de eletrodomésticos ou outros equipamentos. O destaque fica para a grande discrepância nas tarefas de preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar louça (95,6% frente a 59,8% para os homens) e cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos (90,7% frente a 56,0% para os homens).