Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Defesa Civil discute combate às "fake news"

Debate com jornalistas foi realizado na Esucri nesta terça-feira

Por Redação Criciúma, SC, 06/11/2019 - 14:47 Atualizado em 06/11/2019 - 14:51
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As Faculdades Esucri receberam, na noite dessa terça-feira, dia 5, o evento "Mesa de Diálogo: Comunicação em Defesa Civil". Na ocasião, jornalistas discutiram a importância do combate às "fake news", apresentando o trabalho da Defesa Civil e o trabalho jornalístico da cobertura de desestres em Santa Catarina.

Trataram do assunto os jornalistas Flávio Vieira Junior, responsável pela Comunicação da Defesa Civil de SC, e Guto Kuerten, fotojornalista catarinense que já participou da cobertura de diversos desastres. Também participaram do evento o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, e o comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Criciúma, tenente-coronel Gustavo Eustáquio.

De acordo com Silveira, Santa Catarina é um corredor por onde passam diversas ocorrências climáticas. "Já tivemos furacão, ventanias, desastres como o do Morro do Baú. Por isso aprendemos, nos últimos anos, a lidar com estes eventos de forma preventiva. Ou seja, trabalhamos antes, para minimizar os danos depois", destaca o coordenador regional da Defesa Civil.

O responsável pela comunicação do órgão no estado, Flávio Vieira Junior, mostrou aos presentes um pouco de como funciona a Defesa Civil em Florianópolis. "Temos um centro integrado, onde as informações oficiais são geradas. A preocupação é repassar informações corretas, tendo em vista que fenômenos climáticos são amplamente divulgados e muitas vezes difundidos como 'fake news'", comenta.

Já o fotojornalista Guto Kuerten destacou a importância de um jornalismo responsável durante as coberturas. "Existe uma logística muito grande da Defesa Civil em desastres como o do Morro do Baú, por exemplo, antes que a informação oficial correta seja repassada. Então às vezes precisamos esperar, para que as pessoas não recebam informações erradas", avalia.

Operação Primavera

O evento desta noite faz parte da Operação Primavera, ação proposta pelo comando estadual da Defesa Civil, para mobilizar municípios e instituições a debaterem e se prepararem para eventos de chuva e vento que surgem a partir de setembro. "O debate tem como objetivo formar comunidades resilientes, que possam tomar atitudes em momentos de desastres, de forma a diminuir danos e prejuízos", explica Rosinei da Silveira, coordenador regional da Defesa Civil.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito