O governador Carlos Moisés anunciou nesta quarta-feira, 7, a convocação de reforços para a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias (IGP). Somente de policiais civis serão 100 novos chamados entre os aprovados do mais recente concurso público: 50 agentes e 50 escrivães.
"Estamos sim na expectativa de receber reforços", comenta o titular da 6º Delegacia Regional de Polícia Civil, delegado Vitor Bianco Júnior. "Todas as regionais do estado tem necessidades, são 30 regionais, teremos 50 agentes e 50 escrivães. O delegado geral terá que avaliar as que estão com mais necessidades para então direcionar agora", observa. "Existe a possibilidade de mais chamamentos no ano que vem. Hoje há cerca de mil concursados esperando. O governador comentou que depende do futuro da arrecadação do Estado", explica.
O efetivo atual na regional de Criciúma
17 delegados, 1 cedido para o Gaeco
2 psicólogos
23 escrivães, 1 cedido para o Gaeco
114 agentes, 2 cedidos para o Gaeco
As doze cidades da região carbonífera contam, atualmente, com 156 policiais civis na ativa, entre delegados, agentes e escrivães. "Hoje o nosso grande problema é a falta de efetivo, é uma realidade. Hoje temos 34 delegados na academia da Polícia Civil, esperamos receber algum novo também, somos 17 aqui na regional atualmente", comenta Bianco. "O número de delegados não é o ideal, mas é o mais confortável entre as demais carreiras", conclui.
Confira também - Estado vai chamar concursados para Bombeiros, Polícia Civil e IGP