O deputado Delegado Ulisses Gabriel (PSD) alertou, em sessão nesta quinta-feira, 27, na Assembleia Legislativa (Alesc), para a defasagem entre o número de policiais para atender a população. De acordo com o parlamentar, Santa Catarina tem 3.498 policiais civis e uma previsão legal de 5.997, ou seja, 58% do número considerado ideal.
“Carecemos do aumento do efetivo da Polícia Civil. Temos 1.198 aprovados no concurso de 2017 e mais de duas mil vagas”, disse Gabriel.
Segundo o deputado, em 2019 foram 50 agentes e 50 escrivães nomeados pelo governador. “Mas só 30 agentes e 25 escrivães se apresentaram”, lamentou. “Temos 30 regiões da Polícia Civil. Quando se formarem, não vai dar um policial por região.”
Em aparte, a deputada Anna Carolina Martins (PSDB) defendeu um “debate propositivo” em busca de novas ideias para a segurança pública.
Também em aparte, o deputado Sargento Lima (PSL) lembrou que entre os motivos para empresas se instalarem em Santa Catarina está a segurança e alertou para os riscos à economia gerados por problemas neste setor. “Existe uma barreira entre a ordem e o caos – a polícia. A polícia judiciária faz a máquina da segurança funcionar, mas sem material humano prejudica a investigação, que tem que ser rápida.”