Foi protocolado nessa semana e lido em plenário nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa (Alesc), o Projeto de Lei 0046.4/2022 do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) que visa combater e inibir o furto de fios e cabos de cobre em Santa Catarina. O PL prevê a criação de um cadastro de compra e venda nos ferros-velhos em atividade no Estado. “Ao criarmos o cadastro, devemos ter uma redução desses delitos, uma vez que o fato de terem que preencher o cadastro pode levar os meliantes a desistir por falta de compradores”, informou.
Zé Milton tomou como fundamento o elevado número de roubos em todas as regiões, constantemente abordados na imprensa. “O grande número de furtos de cabos de energia e cabos de cobre, causam enormes transtornos para as pessoas, empresas privadas e públicas que arcam com o custo de reinstalação”, destacou Zé Milton citando o caso mais recente ocorrido na quarta-feira (23), em Araranguá, onde foram furtados quase mil metros de fiação da Praça Hercílio Luz, causando um prejuízo próximo a R$ 5 mil reais para que a Prefeitura reinstale a iluminação.
Segundo dados da CELESC, em 2021 foram mais de 2,3 mil ocorrências relacionadas a furto qualificado em instalações da estatal no estado.
O projeto segue agora para as Comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Tributação e de Segurança Pública.