O deputado estadual Milton Hobus (PSD), protocolou nesta quarta-feira, 20, pedido de afastamento do secretário de Estado da Saúde, André Ribeiro. A informação foi repassada pelo comentarista da rádio Som Maior, Marcelo Lula no site SC Em Pauta.
Segundo o jornalista, Hobus fez denúncias contra o secretário que era adjunto e assumiu o posto após pedido de exoneração de Helton Zeferino. Segundo ele, Ribeiro sabia das irregularidades na aquisição dos 200 respiradores, que custaram R$ 33 milhões aos cofres do Estado, pagos de forma antecipada.
Ainda segundo Marcelo Lula, o deputado apresentou documento da empresa Exxomed, enviado à Secretaria de Estado da Saúde no dia 2 de abril. A empresa é representante chinesa que produz os respiradores adquiridos através da Veigamed.
A empresa alega que a Veigamed não tem autorização para venda e que os preços pagos pelo Governo do Estado estão mais altos.
“Esse documento é muito grave porque o atual secretário recebeu, foi avisado que a empresa não iria fornecer os ventiladores e, mesmo assim, o pagamento foi feito neste mesmo dia, 2 de abril. Depois de ter feito o pagamento, nenhuma medida foi tomada pelo governo, seja pelo atual ou o ex-secretário, ou o governador Carlos Moisés. Ou seja, tudo ficou paz e amor, ninguém fez nada”, disse o deputado ao site SC em Pauta.