Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dia do Consumidor: confira as dicas do Procon para ir às compras

Data é comemorada nesta quarta-feira (15)

Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 15/03/2023 - 13:00
Foto: Arquivo/Decom
Foto: Arquivo/Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Dia do Consumidor é comemorado nesta quarta-feira (15) mas dicas para os consumidores na hora de realizarem as suas compras são bem vindas todos os dias. Configura algumas dicas do Procon de Criciúma para não cair em cilada:

  • Conheça (e exija) seus direitos: leia o Código de Defesa do Consumidor pelo menos uma vez. Nota fiscal, termo de garantia, cumprimento de prazos, controle de validade, selos de certificação, boa qualidade e bom atendimento são itens pelos quais você paga. Exija isso.
  • Exija comprovante fiscal: é mais do que um simples pedaço de papel. Você assegura seus direitos em caso de reclamação, ajuda a combater a sonegação, a gerar empregos, impostos, além de facilitar o controle das suas próprias contas.
  • Compre preferencialmente à vista se possível: há muitas razões para isso: melhores preços e condições, melhor atendimento, força de negociação, mas a principal razão é outra: quem compra à vista não se endivida.
  • Controle a validade e a qualidade dos produtos: a melhor maneira de preservar o dinheiro é não desperdiçar. Boas compras ajudam a preservar seu dinheiro. Quer comprar? Alguém quer vender. Use seu poder de consumidor. Exija qualidade.
  • Não compre por impulso: planejamento e autocontrole são palavras-chaves. Para o mercado, faça lista de compras. Quando comprar vestuário, compre o que precisa, não o que os vendedores disseram que fica bem em você. Pensou em comprar? Dê mais uma caminhada. Pesquise. Compare. Negocie. Valorize o seu dinheiro. Ficou em dúvida? Não compre.
  • Não gaste mais do que ganha: consumo consciente e responsável começa pelo respeito ao próprio bolso. O limite dos gastos deve ser o da própria renda. Não consegue ganhar mais? Então tem de gastar menos.
  • Seja responsável com a natureza e o planeta: valorize produtos de fornecedores certificados, de baixo consumo, feitos com material reciclado ou reciclável. Ao descartar produtos, seja seletivo, especialmente com pilhas, baterias e similares. Aproveite os descontos oferecidos nos estabelecimentos para desestimular o uso de sacolas plásticas. Faça a sua parte. Seu bolso também agradece.
  • Seja responsável com a sociedade: na hora de escolher um produto ou fornecedor, lembre-se de que por trás das falsificações, da informalidade, dos produtos de origem desconhecida e da pirataria, pode haver crimes, trabalho escravo, desemprego, desrespeito à natureza e à dignidade humana. O consumidor responsável estimula e prestigia o comércio e as indústrias responsáveis.

Segundo o diretor do Procon de Criciúma, Gustavo Colle a importância para o dia do consumidor é alertar que existe uma legislação que os defende. “E que se pode fazer os seus direitos que serão sempre baseados no direito à segurança, informação, escolha e principalmente ser ouvido. São direitos instituídos pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy que idealizou o dia 15 de março”.

Sobre os cuidados na hora que for comprar os produtos, confira as dicas do Procon:

  • Defina o produto que você busca: não deixe para fazer suas compras por caráter de mera oportunidade. É possível que isso não seja benéfico para seu orçamento e suas finanças. Saia de casa na Black Friday para buscar o que você realmente estiver precisando. No dia, todo desconto vai parecer como oportunidade, mas a verdade é que nem sempre o será.
  • Defina as marcas que lhe interessam: não compre qualquer marca. Muitas vezes, alguns produtos são oferecidos à venda sem que venham a oferecer posteriormente a qualidade esperada por quem compra. Se você possui afinidade com marca A, B ou C, busque concentrar suas avaliações comerciais apenas nessas marcas.
  • Análise o comércio virtual: o comércio virtual está acessível para você 24 horas por dia. Verifique como está o ambiente e as condições de vendas para que se tenha uma ideia do que está ou não atrativo para suas pretensões de compra. Considere custos de frete para verificar se uma compra nessa plataforma seria vantajosa.
  • Procure ir às lojas antes: tal cuidado conferirá a você uma análise adequada se realmente há uma promoção com vantagens para aquisição ou se apenas há um excessivo apelo comercial por vendas, que não venham de fato a trazer uma vantagem para a compra por parte de você consumidor.
  • Consulte a credibilidade da loja que vai visitar: caso você ainda não tenha sido cliente em algum momento da loja em que pretende comprar, fale com pessoas que já fizeram compras e verifique se o pós-venda é adequado. Pense duas vezes em continuar a cogitar a compra caso tenha conhecimento de contratempos na relação cliente e loja.

Em caso de dúvida ou reclamação, o PROCON de Criciúma está situado na Rua Henrique Lage, 267, no bairro Centro, em Criciúma. Horário de atendimento é de segunda a sexta feira das 08h00 ás 17h00, sem fechar ao meio dia. O telefone é 151.
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito