A reitora e professora da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, Luciane Ceretta, foi uma das entrevistadas do Programa Adelor Lessa desta sexta-feira, 15. Tendo como pauta o reconhecimento do Dia do Professor, ela destacou a admiração que tem pelos profissionais, especialmente no momento de crise sanitária ocasionada pela pandemia do coronavírus no mundo à fora, pelos desafios enfrentados.
Graduada com mestrado em Enfermagem e doutora em Ciências da Saúde, Ceretta está na Unesc desde abril de 2001 e é responsável por coordenar os mais de 750 professores dos cursos de graduação da universidade. Além disso, já realizou trabalhos de docente, coordenadora do curso de Enfermagem, e diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde). E, ao seu lado, na vice-reitoria, conta com Daniel Ribeiro Preve.
Para a reitoria, o professor trata-se de um profissional capaz de trasnformar a vida das pessoas, pois é capaz de mediar o processo da construção, aprendizagem e conhecimento. “Ele promove o desenvolvimento em diferentes lugares em setores sociais”, salientou, acrescentando que o educador é aquele que de fato “merece visibilidade todos os dias”.
Ouça a entrevista completa na íntegra: