Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Do Bairro da Juventude para a vida

Instituição completa 69 anos enaltecendo a formação integral por meio da música e do esporte

Por Fagner Santos Criciúma, SC, 01/09/2018 - 08:45
Daniel Búrigo / A Tribuna
Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Possibilitar sonhos, educar com responsabilidade e formar cidadãos conscientes. Esse é o principal objetivo do Bairro da Juventude, que comemora hoje seus 69 anos de fundação. Mais de 1,5 mil crianças e adolescentes recebem formação integral por meio do ensino tradicional e também participam das oficinas culturais e esportivas disponibilizadas gratuitamente pela instituição. 

Como os alunos permanecem durante oito horas diárias no Bairro da Juventude, são oferecidas refeições e atividades diversas no contraturno escolar, além das oficinas optativas. “O objetivo é possibilitar a formação integral de futuros cidadãos criciumenses, melhorando a comunidade local e o círculo familiar dos alunos” explicou a diretora executiva do Bairro da Juventude, Silvia Regina Zanette. 

As opções de oficinas esportivas envolvem futebol, futsal, volei, badminton, capoeira, jiu-jitsu, tênis de mesa, caratê, natação, xadrez e tênis. Já as oficinas culturais possibilitam o desenvolvimento de habilidades de dança, acordeon, cerâmica artística, orquesta de cordas, instrumentos de metais e coral.

A instituição realizará eventos especiais durante todo o mês de setembro para fixar o trabalho oferecido à comunidade desde a sua fundação.

Perspectiva de futuro

Maria Eduarda e Ana Carolina frequentam o coral do Bairro e compartilham conhecimentos
Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

A aluna do 6º ano Maria Eduarda Félix Bicca passou a frequentar a entidade há 12 meses e, desde então, foca em participar de diversas oficinas culturais para expandir o conhecimento na área musical. “Entrei por já conhecer o trabalho que é feito aqui dentro e queria para mim o que o Bairro pode oferecer para os alunos, a chance de mais oportunidades de trabalho no futuro”, afirmou. 

Hoje, a adolescente cursa aulas de violão, instrumentos de corda e metal e o coral do Bairro da Juventude. “Estamos sempre exercitando nossas habilidades musicais no dia a dia. Sempre que escuto uma música que gosto já busco adequar a letra para meu tom de voz com a ajuda dos professores”, exemplificou Maria Eduarda, que sonha em cursar Direito ou Medicina, além do curso de Padaria e Confeitaria do Bairro da Juventude. 

Os alunos do Bairro da Juventude podem escolher entre mais de 20 oficinas culturais e esportivas, como as aulas de instrumentos de metal
Foto: Daniel Búrigo / A Tribuna

Os mais de 1,5 mil alunos beneficiados pela instituição também possuem acesso a educação profissionalizante, como é o caso da microempreendedora Ana Carolina Joaquim.
Agora com 17 anos, Ana começou a frequentar o Bairro ainda com cinco anos de idade e se formou nos cursos de Cozinha Industrial e Padaria e Confeitaria em 2015 e 2016, respectivamente. “Sempre gostei de cozinhar, ajudar minha vó a preparar doces, por isso escolhi esses cursos e investi muito do que tinha para abrir meu negócio”, disse a jovem empreendedora. 

A página do Instagram Doces_da_anna2 é a principal ferramenta de contato com os clientes, servindo como vitrine para os confeitos da aluna. “Como eu administro tudo sozinha, me perdia um pouco no começo, mas os resultados estão sendo positivos e já consegui investir muito em equipamentos e ingredientes de qualidade”, apontou. 

Mesmo investindo em seu próprio negócio na área alimentícia, Ana nunca deixou de frequentar as aulas de música no Bairro da Juventude. “Uma vez por semana eu ainda participo das turmas de violão, coral e orquestra e aproveito para trazer pedidos que os próprios professores e colegas me fazem. É uma chance de continuar absorvendo conhecimento cultural e também expandir minhas vendas”, apontou. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito