Foi confirmado na manhã desta quinta-feira, 5, o quarto caso de Coronavírus no Brasil, em uma menina de 13 que anos que, apesar de possuir o vírus, não apresenta sintomas. Devido a falta de sintomas, o Ministério da Saúde está evitando classificar o caso como o quarto confirmado no Brasil, já que a adolescente não se enquadraria como caso suspeito. Sendo assim, oficialmente, o número de casos confirmados continua em três.
A confirmação veio após uma contraprova que já estava pronta na terça-feira desta semana, mas que ainda não havia sido divulgada pelo Ministério da Saúde pela falta de sintomas da paciente, que havia voltado de viagem da Itália.
Por meio de uma nota, o ministério classificou o caso como uma “situação atípica”, e afirma estar estudando “uma infecção assintomática por COVID-19”. A informação do ministério diz que, "segundo critérios técnicos, embora tenha confirmado a presença do vírus, um portador assintomático não cumpre a definição de caso, o que incluiria febre associado a mais um sintoma respiratório. Portanto, esse não será somado aos casos confirmados do novo coronavírus".
A menina havia sido atendida em um hospital italiano devido a uma lesão de ligamento, e os técnicos investigam se os medicamentos tomados por esta podem ter contribuído para esconder os sintomas do coronavírus.
Informações: O Globo.