O senador Esperidião Amin (PP-SC) pediu ação do governo federal, especialmente do Ministério dos Transportes, para solucionar o problema de segurança e mobilidade do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O trecho da BR-101 é estratégico para o estado, para o Sul do Brasil e para o Mercosul.
O parlamentar, em entrevista à Rádio Som Maior, criticou o governo federal e afirmou que as medidas adotadas, até agora, foram uma gambiarra.
"Temos que desatar esse nó e não quero recuar, para 2013, 2014, quando foi elaborado pelo Dnit o tal projeto dos túneis. Por trás da idéia dos dois túneis existe o propósito de apagar a BR-101. A solução tem que ser bancada pelo Ministério dos Transportes ou jogar em alguma concessão. Quem tem que definir isso é o Ministério dos Transportes. E nós vamos ajudar a viabilizar. Não tem outra conversa. Nenhum governo federal tentou fazer força para resolver esse assunto. Minha proposta é essa. Um túnel e mantém um sentido ocupando as quatro faixas das duas pistas atuais do Morro dos Cavalos. Uma vez por ano estamos tendo algum tipo de problema sem que haja um mínimo de segurança como rodovia federal. É uma gambiarra", dispara Amin.
Ouça, na íntegra, a entrevista do senador Esperidião Amin: