Um empate técnico tornou a eleição municipal de Jardinópolis, no oeste de Santa Catarina, ainda mais emocionante. Isso porque tanto o candidato do MDB, Mauro Risso, quanto o do PT, Toninho, obtiveram o mesmo número de votos nas urnas - e a decisão ficou a cargo da idade.
Mauro, assim como o seu oponente, recebeu 748 votos, mas por ser dois meses mais velho que Toninho acabou assumindo a prefeitura de Jardinópolis, cidade distante cerca de 70 quilômetros de Chapecó. “Aconteceu um caso em que uma urna nossa, do interior, deu um pequeno problema na hora da impressão e tivemos que chamar o TSE, que demorou uns 40 minutos para abrir o resultado. Nas somas tínhamos uma vantagem de 15 votos, mas nessa urna perdemos por 15 votos, foi onde deu o empate”, disse Mauro, em entrevista ao programa Adelor Lessa desta quarta-feira, 18, na Rádio Som Maior.
O prefeito eleito afirmou ainda que o outro partido chegou até mesmo a comemorar, por conta da vitória na última urna em questão. No entanto, quando foi verificado o empate, todos recorreram à data de nascimento que, por lei, define quem será o prefeito em casos de empate.
“Quando deu o resultado o suspense ficou ainda maior, porque muitos imaginavam que o outro candidato fosse mais velho, pelo fato da aparência acredito eu. Mas eu tinha visto os registros da candidatura e comparado com o meu, sabia que nós tínhamos a mesma idade, 50 anos, mas não sabia quem era mais velho”, declarou.
Segundo Mauro, em cidade pequena as eleições municipais sempre são muito acirradas, mas não se esperava um empate. O candidato, que chegou a ser vereador e por anos atuou como secretário de Educação no município, disse que durante a sua campanha buscou apresentar o plano de governo a todos e fazer uma campanha próxima da população.
Entre suas propostas para Jardinópolis, está a continuidade de uma boa gestão na área da saúde, assim como uma atenção especial a agricultura. “As pequenas cidades de interior tem uma dificuldade muito grande de trazer empresas para se instalarem nos municípios e gerar empregos. É uma luta que vamos emplacar, para poder trazer empregos à nossa cidade e assegurar nossos jovens e suas famílias”, afirmou.