Restam apenas três dias para o primeiro turno das eleições 2022. Em reta final de campanha, os candidatos ao Governo de Santa Catarina compartilharam suas ideias, planos e projetos para Criciúma e região, durante a programação da Rádio Som Maior, na manhã desta quinta-feira (29).
Carlos Moisés da Silva (Republicanos): O Sul nunca foi tão enxergado quanto na nossa gestão. Tudo o que a gente já está fazendo e ainda vai fazer de infraestrutura, investimento em saúde, educação. É só a nossa gestão que consegue fazer, colocar o dinheiro nas cidades. Eu sempre digo, e mencionei nos debates, que o nosso compromisso é com o municipalismo. As cidades serão vistas no nosso governo como já estão sendo vistas agora.
Décio Lima (PT): Meu compromisso com a querida Criciúma é interromper a forma como os governantes têm tratado a cidade. A exemplo do que ocorre com essa imagem que representa este sentimento de indignação da maioria do povo de Criciúma com a obra do Anel Viário. Desde 1980 vem sendo tratada na base do remendo.
Esperidião Amin (PP): Meu principal compromisso tem como avalista o meu amigo Clésio Salvaro, que é a prioridade que já foi determinada quando existia a região metropolitana. É a prioridade da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) é o nosso Anel Viário, que tem que ser duplicado em praticamente toda a sua extensão e construído. Nós vamos fazer isso, assim como vamos a Barragem do Rio do Salto entre Turvo e Timbé do Sul.
Gean Loureiro (União Brasil): Acredito que tem duas prioridades que são fundamentais no Sul do Estado. A primeira delas, é a saúde. Garantir uma estrutura com todas as especialidades e não deixar acontecer o que ocorreu com o governador Moisés, onde morreram crianças, aqui, por falta de leito de UTI. Nós temos um Anel Viário aguardado muito tempo, obras de duplicação que são fundamentais e SCs que interligam os municípios que precisam ser melhoradas e eu vou trazer isso direto para o meu gabinete.
Jorge Boeira (PDT): Primeiro, nós temos um compromisso com o Estado de Santa Catarina, na lógica da melhoria da infraestrutura, principalmente, a recuperação de rodovias estaduais e federais, mas, sobretudo, com fortíssimos investimentos em educação. Criciúma e toda a região, nesta área, devem ser um grande Bairro da Juventude, onde todos possam crescer com igualdade de oportunidades. Com relação à infraestrutura, precisamos garantir a mobilidade e acessibilidade de todas as pessoas. Precisamos finalizar o Anel Viário e, além disso, criar um outro, em um diâmetro maior para integrar todos os municípios.
Jorginho Mello (PL): Eu tenho compromisso assumido com o Hospital São José, para ajudar a pagar parte da folha da despesa, que é muito grande, um sufoco. Toda hora precisando de socorro e as pessoas demandando, sem retorno e resposta. E o Contorno Viário de Criciúma, vamos fazer um estudo, um novo, ou duplicar o que já tem. A mobilidade urbana é um negócio horrível. Isso em Criciúma e diversas cidades de Santa Catarina, que crescem freneticamente e empaçoca tudo. Então, são dois compromissos que tenho com o município.
Odair Tramontin (NOVO): Nós já assumimos o compromisso de dar continuidade àquelas obras contempladas pelo Plano 1000. A Via Rápida até Balneário Rincão será levada a efeito. E nós vamos dar suporte especial na área da saúde. Eu estive conversando com as irmãs do Hospital São José, para dar um suporte maior, no sentido de aumentar a resolutividade.
Ralf Zimmer (PROS): Na mesma linha que assumo com Criciúma, assumo com Santa Catarina, o compromisso de nossas crianças começarem a ter leitos de UTI neonatais para não morrer e não correr o risco de morte como tem ocorrido no Estado. Em Criciúma, a família do menino João Gabriel teve que acionar o Ministério Público para conseguir um leito de UTI e, ainda, em uma rede privada de Tubarão. A gente vai, no primeiro dia de governo, dispensar licitação e adquirir leitos de UTI neonatais para salvar a vida do nosso futuro, dos nossos filhos, que é o que temos de mais precioso. O segundo compromisso é a infraestrutura, investir no modal alternativo ferroviário, recapear as nossas SCs, o Anel Viário está na nossa mira.