Nas eleições deste ano, mais de 1,7 milhão de mesários devem comparecer às seções eleitorais no primeiro turno, dia 2 de outubro e, eventualmente, no segundo turno, no dia 30 de outubro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desses, 48% se inscreveram de forma voluntária e os outros 52% foram convocados de acordo com alguns critérios, como ter ensino superior. Mas, o que de fato é a função de um mesário?
No dia da eleição, toda seção eleitoral conta com quatro mesários, e cada um tem uma função específica: presidente, 1º mesário, 2º mesário e secretário. Entre as funções de um presidente, por exemplo, está a organização dos trabalhos do dia, emitir a zerésima (documento que comprova que nenhum voto foi gravado na memória da urna) e iniciar e encerrar a votação.
Caso o presidente da seção precise se ausentar, o 1º mesário assume sua função. Os mesários checam os nomes dos eleitores, colhem assinaturas no caderno de votação, entregam comprovantes e, ainda, controlam toda a movimentação de pessoas na sala.
Já o secretário é responsável por organizar as filas, verificar documentação dos votantes, distribuir as senhas, bem como controlar as entradas e saídas de eleitores dos locais de votação.
A Justiça Eleitoral coloca à disposição informações relevantes para quem vai ser colaborador no dia da eleição, incluindo o Manual do Mesário e Guia Rápido do Mesário. Ainda, por meio do APP do mesário, é possível fazer um treinamento online.