Os candidatos têm, aproximadamente, três semanas para colocar em prática as suas estratégias para o segundo turno, buscar apoio de outros partidos e chamar a atenção do eleitor para as suas propostas. A partir disso, no Plenário desta quinta-feira (6), os jornalistas Adelor Lessa, Maga Stopassoli e Upiara Boschi comentaram sobre o posicionamento dos partidos na esfera regional e nacional.
Ouça o Plenário completo desta quinta-feira:
Para Upiara Boschi, a campanha de Jorginho Mello (PL) indica que a equipe se preparava para encarar um segundo turno com o atual governador Carlos Moisés. "Havia uma expectativa que a força da máquina do Governo e o apoio do MDB pudessem ser o diferencial. Da mesma forma que existem os equívocos da campanha do Moisés, que hoje estão explicitados, a polarização nacional acabou empurrando os partidos com 13 e 22", avalia.
No segundo turno, Maga Stopassoli espera que as propagandas tragam mais propostas. "Ainda que a eleição [estadual] esteja praticamente definida, é importante saber o que pensam para que, depois, quando assumirem um mandato, a gente possa fazer as cobranças", afirma. "É algo que ficou pendente do primeiro turno porque de fato não ouvimos as propostas", completa.