As bandeiras e pleitos do Sul foram reforçadas pelas entidades da região junto aos deputados estaduais e federais eleitos, na noite desta quinta-feira (20). Por isso, no Plenário de hoje, os jornalistas Adelor Lessa, Maga Stopassoli e Upiara Boschi comentaram sobre o evento e destacaram a importância da representatividade alcançada.
Confira o Plenário na íntegra:
Upiara Boschi ressaltou como a região conquistou espaço maior do que grandes colégios eleitorais, a exemplo de Joinville, que elegeu apenas um deputado federal. "Ando acompanhando as campanhas de voto regional das entidades pelo estado. E eu posso afirmar que o Criciúma consegue é o que todas as regiões querem. A forma como os criciumenses, a Amrec e a região Sul conseguem focar os seus votos e manter uma representatividade parlamentar, às vezes até maior do que a sua população, é muito impressionante", afirma.
Neste contexto, Maga Stopassoli destaca a relevância do trabalho desenvolvido pelo Observatório Social da Unesc. "Tem participação nisso pelo levantamento de dados e de o quanto isso é importante para o desenvolvimento do planejamento, ações e entrega de pautas enquanto eles ainda são candidatos. Revela muito dos anseios da nossa região e faz com que engrandeça as campanhas, eles e a sociedade conseguem visualizar isso melhor. É parte fundamental para a conquista que o Upiara citou", comenta.
Graças ao movimento e união dos parlamentares, bem como das entidades, conquistas importantes puderam sair do papel. Adelor Lessa cita o exemplo do Centro de Inovação de Criciúma, que deve começar a funcionar em março. "Isso é um resultado prático desta atuação coletiva dos deputados da região", conclui.