Nessa manhã, após 48 horas de preparação, foi aberto o Hospital do Rio Maina. O local servirá como retaguarda para atendimentos de paciente com covid-19. São 50 leitos preparados, com equipe médica 24 horas, enfermagem, nutrição e farmácia. Segundo o médico Alex Araudi, responsável pela organização social que venceu a licitação para coordenar o hospital, Instituo Harmony, o número de leitos pode extender até 100, caso necessário.
Com a característica de hospital de retaguarda, o local não faz atendimento ou recebe pacientes sem indicação prévia. Lá somente são internados os doentes encaminhados do Hospital São José, Centro de Triagem, UPA 24h da Próspera e o posto 24h da Boa Vista, e com no máximo 50% do pulmão lesionado pela doença. O hospital possui leitos semi-intensivos e equipamento para reanimação para casos de emergência aos que já estão no local.
A previsão de Araudi é de que em uma semana o local deve estar em sua capacidade máxima.
O Instituto Harmony tem experiência na coordenação do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, e também do centro cirúrgico do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus Passos, em Laguna.