Os cemitérios de Criciúma estarão de “portas” abertas na próxima segunda-feira, 2, Dia de Finados, mas com restrições, por conta da pandemia de Covid-19. Em relação aos quatro cemitérios administrados pela empresa Carlos Eduardo Corrêa (Rio Maina, Brasília, Sangão e São Luiz) no município, a abertura se dará das 7h às 19h, com medidas já comuns durante a pandemia.
De acordo com o administrador da Carlos Eduardo Corrêa, Emerson Locatelli, uma das principais mudanças para as idas aos cemitérios neste ano é o tempo de permanência permitido para cada visitante. “Há uma norma técnica que determinou o tempo de permanência nos cemitérios, de no máximo 45 minutos por visitante”, declarou.
Confira também:
Apesar da determinação, o administrador afirma que não há como exigir que a pessoa saia do cemitério depois dos 45 minutos, com a medida ficando praticamente como uma orientação. Além disso, a Vigilância Sanitária também está com orientações para que seja cumprido o distanciamento social e a aferição de temperaturas nas entradas dos locais, assim como a proibição de aglomeração.
O uso de máscara também será obrigatório para quem quiser ir aos cemitérios criciumenses. “O pessoal está preparado para fazer essa medição de temperatura e também distribuir o álcool em gel. Será uma entrada única nos cemitérios, para evitar que as pessoas não passem sem o nosso controle”, pontuou Emerson.
Será permitido levar velas, flores e outros tipos de homenagens para os entes queridos. As missas celebrativas, no entanto, não estão permitidas nesses locais. “Em função da pandemia, a realização de missas e cultos está restrita às igrejas e templos religiosos apenas”, afirmou.