Uma jovem estudante de 12 anos faleceu no domingo em Imbituba vítima de meningite bacteriana, e há um novo caso suspeito na cidade, envolvendo outra menina, também de 12 anos, que estudava na mesma Escola Marcílio Dias San Thiago, a mesma de onde era a colega que foi a óbito.
O resultado definitivo do exame laboratorial confirmando a morte por meningite bacteriana será entregue pelo Laboratório Central (Lacen) na quarta-feira, 19, mas os técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) já confirmaram que todas as características clínicas apontam para a doença. A segunda menina com suspeita está internada em Florianópolis, aguardando resultados dos exames.
Com isso, as aulas foram suspensas nas redes municipal e estadual de ensino em Imbituba. Os jogos estudantis que estavam ocorrendo também foram paralisados. A medida visa evitar aglomerações em locais fechados. Pais de estudantes foram reunidos pela Dive na manhã desta terça-feira, 18, para receber orientações. Ainda não está definida a data de retorno às aulas. As pessoas próximas às contagiadas tomaram antibiótico como medida preventiva.
Em Santa Catarina, a Dive já confirmou 19 casos de meningite meningogócica em 2019, sendo três no sul: este de Imbituba, um em Criciúma e outro em Turvo. Já houve três óbitos, este da menina de Imbituba mais um em Jaraguá do Sul e outro caso em Lages.