Os vereadores Tita Beloli (PSDB) e Pastor Jair Alexandre (PL) foram à Secretaria de Estado da Saúde na última sexta-feira, 15, em busca de respostas para questões da saúde, como a suspensão de cirurgias eletivas e o aparelhamento do Hospital São José (HSJ). "E trouxemos boas notícias", garantiu o vereador Jair na sessão desta segunda-feira, 18, no Legislativo. Eles estiveram em audiência com Florianópolis com o Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Ramon Tartari.
Uma das novidades diz respeito aos respiradores para o HSJ. Há poucos dias, o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande realçou a sua preocupação, lembrando que o hospital conta com 45 respiradores instalados e 40 leitos prontos, dependendo da instalação dos equipamentos para serem liberados aos pacientes. "Tivemos a garantia que em junho esses 40 respiradores chegam", sublinhou o vereador.
Sobre as cirurgias eletivas, os vereadores ouviram que o Governo do Estado encaminha a retomada de 50% das cirurgias eletivas de média complexidade a partir do próximo dia 25. "O que é de alta complexidade ainda está sem data de retorno, mas os casos urgentes são atendidos. Se chegar um paciente com AVC e precisar de cirurgia, vai ser atendido", esclareceu o vereador Tita. Pastor Jair complementou, lembrando que a fila de espera é de 4,7 mil pacientes em Criciúma.
O vereador Jair mencionou, ainda, a retomada em breve do transporte coletivo em Santa Catarina. "O superintendente nos disse que deve ter uma reunião na quarta-feira e o transporte coletivo deve retornar por esses dias. Vai ter um protocolo, vai ter restrições", concluiu.